O próprio fato de solicitar ajuda é o primeiro passo para a mudança. Isto significa que a pessoa já não está sozinha, e está pronta para contactar outra pessoa para encontrar as novas maneiras de organização da sua vida. A imagem das mudanças desejáveis nem sempre é clara, o que é mais claro é o problema que deseja eliminar e é precisamente ele que nos leva a contactar um especialista.
A maioria das problemas resolve-se no processo da psicoterapia individual, que pode ser de curto prazo (até 6 sessões), ou de longo prazo. É melhor resolver as dificuldades nos relacionamentos do casal nas sessões da psicoterapia familiar, quando ambos os parceiros participam na conversa.
Alguns distúrbios neuróticos e problemas da dependência química são difíceis de resolver só com os métodos psicoterapêuticos. Nestes casos é precisa a colaboração com o médico de família e com outros especialistas.
Durante a primeira consulta diagnóstica definimos o problema principal, o resultado desejado, combinamos a duração da psicoterapia e assinamos o contrato. Pode se inscrever para a primeira consulta psicológica aqui.
Segue uma lista incompleta das dificuldades dos meus clientes , com os quais juntos conseguimos lidar:
A Terapia Gestalt é um estilo de psicoterapia que aborda a pessoa como um todo, valorizando a experiência aqui-agora da sessão. Embora o foco do processo terapêutico seja o presente, a experiência passada tem sua importância a partir da forma como afeta o “agora”.
Trabalha o corpo, a respiração, as relações interpessoais e o contato da pessoa com o mundo. Por isto, é conhecida também como uma terapia relacional, procurando sempre valorizar o potencial da saúde e as possibilidades das pessoas. Valoriza também, o contato autêntico com o outro e o ajustamento criativo do organismo no seu ambiente, combinando um conjunto de métodos e técnicas verbais e não – verbais que visam o desenvolvimento integral da pessoa.